segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

N°2 - Martin Dahlin


Nome: Martin Nathaniel Dahlin
Data de Nascimento: 16 de abril de 1968
Local de Nascimento: Uddevalla, Suécia
Nacionalidade: Sueca

Posição: atacante
Altura: 186 cm
Peso: 84 Kg


Clubes:
1987-1991 Malmo FC (87 jogos, 45 gols*)
1991-1996 Borussia Monchengladbach (106 jogos, 50 gols*)
1996-1997 Roma (3 jogos*)
1996-1997 Borussia Monchengladbach (19 jogos, 10 gols*)
1997-1998 Blackburn Rovers (31 jogos, 6 gols)
1998-1999 Hamburger SV (8 jogos*)


*jogos apenas da liga nacional
Título:
1 Copa da Alemanha (1995 pelo Borussia Monchengladbach)

Seleção:
1991-1997 60 jogos, 29 gols







Curiosidades:
- Seu nome é uma homenagem a Martin Luther King, que foi assassinado 12 dias antes de seu nascimento
- Foi o primeiro jogador negro a vestir a camisa da seleção sueca
- É filho de pai venezuelano negro e mãe sueca branca
- Apesar disso não fala espanhol, apenas sueco, inglês e alemão
- Ganhou na Copa de 94 o apelido de O.J, por sua semelhança com o jogador de futebol americano O.J. Simpson
- Foi eleito o melhor jogador sueco de 1993




Martin Dahlin fez parte de uma boa safra de jogadores suecos, jogou a Euro de 1992 e a Copa do Mundo de 1994, em ambas oportunidades a seleção alcançou a fase das semi-finais. Em 1994, a Suécia enfrentou o Brasil duas vezes nos Estados Unidos, na fase de grupos o jogo terminou empatado em 1 a 1, mas esse Dahlin não jogou, ele participou apenas da semi-final, quando o Brasil ganhou por 1 a 0, gol do baixinho Romário. Na disputa do 3° lugar a Suécia ganhou da Bulgária por 4 a 0, Dahlin também não esteve em campo nesta partida. Mas nas 5 partidas que fez no Mundial, marcou 4 gols.
Este time da Suécia tinha uma boa base com o jovem Henrik Larsson, os dois Andersson, Patrik atrás e Kennet na frente, Brolin e o excepcional goleiro Ravelli. Hoje, mesmo em dias de Ibrahimovic, os suecos não tem um conjunto tão sólido.
Hoje Dahlin tem uma marca de roupas com o seu nome e é agente de jogadores, ele encerrou sua carreira com apenas 31 anos.







Talvez se não fosse por seus problemas por lesões e o fato de seu auge ter sido em clube apenas mediano, ele seria mais do ESFORÇADO.

5 comentários:

  1. Não o conheci, mas para conseguir fazer parte de uma seleção de loiros qdo é negro é porque era um grande jogador...Vedeta.Porque os racista ímpedem os negros de aparecer mas qdo são mto bons não há alternativa...Fuuiiii Hp

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um irmão que ganhou o seu nome, na copa de 1994, meu pai procurava um nome com D e ao assistirmos o jogo Bra.& Suec. o vimos, ele era o camisa 10. logo ñ tivemos duvida Dahlim...Hoje um futuro jogador.

    dario-marreira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Por o meu nome também foi escolhido no dia da copa de 1994,e minha mãe escolheu esse nome... Eu tenho um orgulho por ter esse nome, admito que algumas vezes não queria ter esse nome, mas hoje eu fico feliz por saber como veio esse nome e o nome do meu filho vai se chamar Dahlin Junior...

    ResponderExcluir
  4. Meu pai também colocou meu nome depois que viu ele jogando a copa, mas no cartório não permitiu o nome com H então ficou Dalin mesmo, quando era pequeno tinha vergonha de falar pois ninguém entendia, hoje em dia já gosto bastante

    ResponderExcluir